Voltar para Todos os Eventos

ELEGIA DE UM CRIME (+ bate-papo pós-filme com o diretor)

Cristiano Burlan - Brasil, 2018. 98min. 12 anos

 

Uberlândia, Minas Gerais, 24 de fevereiro de 2011. Isabel Burlan da Silva, mãe do diretor, é assassinada pelo parceiro. "Elegia de um crime" encerra a "Trilogia do luto", que aborda a trágica história da família. Burlan embarca numa jornada pessoal que o conduziu ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana – como o Capão Redondo, onde morou com a família. Diante da impunidade, o documentário mergulha numa viagem vertiginosa para reconstruir a imagem e a vida de Isabel.

 

"Já no filme anterior (MATARAM MEU IRMÃO, 2013) havíamos conhecido aquela família atribulada pelo envolvimento com o crime, as prisões e uma dor inconsolável. ELEGIA DE UM CRIME avança um pouco mais nessa exposição. Nos muito silêncios e nas poucas e fortes palavras do diretor, irrompe a emoção de um homem que usa o cinema para curar-se. No caminho, emociona também a nós."

Carlos Alberto Mattos - Carmattos.com, 16.04.2018 

 

"Um filme como esse pulveriza todas as minhas certezas. (...) Cristiano, com a arma que tem – o cinema -, expõe o assassino, aponta seu dedo acusador. Como seria outro filme do ângulo desse matador? Seria possível, viável? Mereceria a dilacerada compaixão de Elegia de Um Crime? (...) Esse Cristiano não é mole, não. Está levando o cinema brasileiro, paulistano, a níveis de pungência que me arrebatam (e arrebentam)."

Luiz Carlos Merten - Estadão, 21.04.2018

 

 

Evento Posterior: 13 de setembro
FERRUGEM (+ bate-papo pós-filme com o diretor)