CURSOS

A 1ª REAU promove uma série de encontros com realizadores, produtores e pesquisadores do cinema brasileiro. Na pauta das conversas, ética e estética no documentário de observação; dramaturgia e mise-en-scène; cinema e literatura; como otimizar a produção executiva.

 

Todas as atividades serão realizadas no CCUFG - Praça Universitária

Para participar inscreva-se nos cursos que desejar, todos eles são inteiramente gratuitos, porém com vagas limitadas.

 

 
 

Documentário de observação

Com Marcos Pimentel - de 23 a 25 de abril

23.04, 19h - Exibição do longa A Parte do Mundo que me Pertence, seguida de conversa com o diretor.

24 e 25.04, 14 às 20h:

Estudo de técnicas narrativas, possibilidades de tratamento e abordagem estética no campo do documentário de observação. 

O elemento da crise no universo documental e sua incorporação na constituição da performance do personagem.

O uso de dispositivos e artifícios detonadores que auxiliam a elaboração da narrativa no documentário observacional.

A tomada de decisões e a construção subjetiva do discurso através da observação.

Reflexões sobre poesia e prosa na estrutura dramática do cinema de não ficção.

Ética e estética no universo do documentário de observação.

Escolas, tendências e autores contemporâneos que se valeram de técnicas de observação para construir seus discursos cinematográficos.

 

INSCREVA-SE AQUI

 

 

Escrever e ler com a câmera: ensaio, poesia, carta e diário no audiovisual

Com Glaura Cardoso Vale - 02 e 03 de maio, 13h30 às 21h30

Serão trabalhados dois gestos presentes na construção de narrativas audiovisuais: o da escrita e o da leitura. Durante os encontros, verificaremos como realizadoras e realizadores trabalham a dimensão textual em seus filmes, seja a partir de seus próprios diários ou cartas, seja por empréstimo, ao citar outros autores, ou mesmo as formas híbridas que misturam a escrita de si e do outro na tentativa de alcançar algo que parece distante temporal e territorialmente.

Para verificar como esses dois gestos são trazidos à cena pela tessitura fílmica, gestos que se complementam e se entrecruzam, buscaremos perceber: a presença da letra e do texto na imagem, bem como o gestual da mão a escrever; a presença do livro (a sua materialidade em cena) e da leitura; trabalhar com filmes que problematizam as experiências traumáticas, a fragmentação territorial, o exercício da memória de dar conta desses traumas, mas também de revelar a ternura e a alegria.

Entendendo a tela como uma página a ser preenchida, propõe-se construir, com os(as) participantes, pequenas narrativas. Partiremos de excertos textuais e imagéticos, tendo em vista o trabalho experimental desde o primeiro cinema, quando os intertítulos auxiliavam na organização da montagem, até as formas livres presentes na contemporaneidade (dos irmãos Lumière, passando por Jean Epstein, até Chantal Akerman, Agnès Varda e Jonas Mekas, bem como Jean-Luc Godard e, no Brasil, Marilá Dardot, Letícia Parente, Daniel Ribeiro Duarte, Aloysio Raulino). Filme-carta, filme-diário, cinepoesia e filme-ensaio são algumas dessas formas a serem esmiuçadas. Procuraremos discutir e compreender a complexidade do processo de construção narrativa, desde a elaboração de uma proposta até as etapas de produção e montagem do material e sua difusão.

 

INSCREVA-SE AQUI

 

 

Produção executiva para cinema

Com Luana Melgaço - 07 e 08 de maio, 13h30 às 21h30

O curso vai examinar a função e as atividades exercidas pela produção executiva de um filme, curta ou longa-metragem. Irá abordar desde a formatação de projetos para fundos/editais e captação de patrocínio até a gestão dos recursos do orçamento ao longo do desenvolvimento, produção, finalização e comercialização.

Trata, ainda, da relação com os outros departamentos dentro do filme e com o processo criativo, além de estratégias de otimização do processo de produção audiovisual. A oficina inclui exibição de trechos de filmes para análise de caso, compartilhamento de planilhas, documentos e da experiência de Luana Melgaço nos seus mais de dez anos de carreira como produtora executiva.

 

O ofício do produtor executivo;

Gerenciamento de recursos e administração do orçamento; 

Equipe e cronograma;

Formatação de projetos para fundos, editais e captação de patrocínios;

Diferença entre gestão e produção executiva de projetos audiovisuais;

Otimização do processo de  produção  audiovisual;

Estudo de casos: longas, médias e curtas-metragens.

 

INSCREVA-SE AQUI

 

 

Direção Cinematográfica 

Com Erico Rassi - de 14 a 16 de maio

14.05, 19h - Exibição do longa Comeback, seguida de conversa com o diretor.

15 e 16.05, 14 às 20h:

A linguagem do cinema permite que se encene e registre uma sequência das mais diversas e incontáveis formas. Através da análise comparativa de algumas sequências nas obras de grandes realizadores, o curso pretende explorar as diferenças de abordagem utilizadas por eles na realização de seus filmes.

 

Os meandros da direção cinematográfica.

A construção e a realização de um olhar: o que se vê e a forma como se vê.

A relação do diretor com as outras funções, em especial com produtor e o roteirista.

A dramaturgia e a mise-en-scène.

Estudo e análise de sequências plano a plano.

Estudos e análise da mise-en-scène nas obras de grandes realizadores.

Cinematografias comparadas: as semelhanças e diferenças estéticas e narrativas entre realizadores.

Exemplificação de diferentes maneiras de abordagem e procedimentos cinematográficos. 

 

INSCREVA-SE AQUI